Covid-19: cientistas identificam ponto fraco do novo vírus

23 de março de 2020 0 Por Jonas Filho

Cientistas alemães identificaram o ponto fraco do novo coronavírus. Eles mapearam a estrutura da molécula que é responsável pela sua multiplicação em organismos vivos. A partir disso, desenvolveram um medicamento para combatê-lo, cujos testes foram positivos e ratos. Os resultados foram publicados na última sexta-feira (20), na edição da revista Science.

A técnica usada pelos pesquisadores da Universidade de Lubeck foi de cristalografia de raios-X, no qual a radiação é usada para mapear meticulosamente a estrutura de moléculas. Com isso, eles conseguiram definir a estrutura da principal protease (enzima que decompõe proteínas) do Sars-Cov-2, chamada Mpro ou 3CL. Ela é um dos principais alvos de drogas contra coronavírus por se responsável pela reprodução desses micro-organismos.
A partir disso, os pesquisadores desenvolveram o composto 13b, um inibidor de coronavírus, que bloqueia a protease. O composto foi inalado por camundongos, que além de resposta positiva, não apresentaram reações adversas.